Por: Charline Barbosa
É por meio da participação de tarefas a serem desenvolvidas que há a construção do coletivo e o exercício de ações que evidenciam a democracia.
Segundo Dias (s.a.) é na construção do coletivo que há a participação, tomada de decisões e colaboração conjunta.
Segundo Kramer (2003 apud CHALUH, 2009, p. 80), no trabalho de professores deve-se considerar a dimensão coletiva, uma vez que ao possibilitar um momento dialógico, abre-se espaço para que o compartilhamento de problemas e, portanto, a percepção de um problema que muitas vezes é coletivo e não apenas limita-se ao âmbito individual.
Além disso, segundo Alarcão (2001 apud BOZZINI, WEIGERT E OLIVIRA, 2007, p. 28-29), “o trabalho coletivo e cooperativo trata-se de um caminho para a superação dos problemas atuais das escolas”.
Considerando estas e outras bibliográficas busca-se por meio de um trabalho coletivo, realizadas as atividades docentes no Colégio Estadual João Paulo II.
BOZZINI, Isabela C. T.; WEIGERT, Célia; OLIVEIRA, Márcia R. G. de. A importância do trabalho coletivo na escola. Revista LOGOS, n. 15, 2007.
CHALUH, Laura N. Grudo de trabalho coletivo na escola: trocando olhares, mudando práticas. In.: Educação em Revista, Belo Horizonte. V. 25, n. 01, p. 63-84. Abr. 2009.
DIAS, Rosana Cerqueira. Trabalho coletivo docente – desafios e possibilidades numa escola municipal de Ensino Fundamental de São Paulo. Mestra em Educação – Universidade Nove de Julho –UNINOVE. Professora de Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. São Paulo [Brasil]. Orientadora: Profª Dra. Maria da Glória Gohn.
Nenhum comentário:
Postar um comentário