terça-feira, 28 de outubro de 2014

A passos de formiga

Por: Charline Barbosa e Tatiana Palinski

Passeio com xs alunxs 

Também como atividade integrante do Projeto de Educação Ambiental, realizado no Colégio João Paulo II, planejou-se a realização do plantio de árvores e flores dentro do espaço escolar. Para isso, inicialmente foi realizado um passeio na escola com os(as) alunos(as) do Ensino Médio. Este passeio objetivou fazer com que os(as) alunos(as) recebessem a constituição arbórea presente no entorno escolar. Assim, eles puderam observar com mais atenção o que possuem no pátio; o que falta lá e, portanto, o que pode ser acrescentando; o que pode ser modificado; o que pode ser excluído, entre outros aspectos. Enfim, por meio deste passeio intentou-se criar a percepção nos(as) alunos(as) sobre a realidade que os(as) circundam, sendo está realidade aquela que vai também para além dos muros da escola.
Cada turma, no período matutino, com a colaboração do(a) professor(a) que lecionava naquela turna, guiado pelos(as) pibidianos, realizaram o passeio na escola.
Em alguns períodos da visita, os bolsistas realizavam pausas e tinham conversas com os alunos, mediante ao que estava sendo observado no momento, onde os alunos eram indagados sobre a situação de determinados pontos, e o que poderia ser feito para minimizar danos, e então melhorar aquele espaço. A maioria dos alunos, nos diferentes pontos de pausa, sugeriram o plantio de árvores, flores, limpeza e melhoramento do local, para melhor uso do estabelecimento. Ressaltando que anterior ao passeio pela escola, estava previsto plantio de plantas, e reformulação de alguns espaços, e nesse momento de conversa podemos identificar as angustias e desejos de melhorias na escola, podendo deixar assim a instituição com a cara diferente. Ao fim da volta pela área externa do ambiente escolar, os alunos eram conduzidos até suas salas de aula
Além disso, como este passeio intentou criar a percepção dos(as) alunos(as) sobre o meio que os cerca, afim de que após fossem plantadas diferentes espécies de flora, cada turma do Ensino Médio foi responsabilizada por realizar uma pesquisa sobre a flora nativa e elencar algumas das plantas que poderiam se fazer presentes na escola por meio do plantio das mesmas.



























Confecção dos materiais
Visando um planejamento quanto ao plantio e conservação de áreas que apresentam deficit em plantas (árvores e/ou flores), foi destinado um momento, em horário contrário ao das aulas dxs alunxs, para xs mesmxs participarem da atividade de confecção de materiais, os quais posteriormente seriam utilizados para o plantio das plantas. Esta atividade ocorreu após o passeio dos(as) alunos(as) na escola.
Em momento anterior ao de confecção dos materiais, aos alunos foi proposto que trouxessem materiais, como pneus, garrafas PET, potes pequenos, caixotes, entre outros materiais que não fossem utilizados em suas casas, para assim reutilizar no ambiente escolar no momento do plantio. Para a realização da atividade alguns alunxs de cada turma foram convidadxs a participar da confecção. Esta atividade faz parte da gincana que está acontecendo com os mesmos.
A adesão pela atividade foi considerada de nível médio, sendo que foram poucos os alunos que compareceram naquela tarde, porém tentavam ajudar no que conseguiam/podiam. A escola disponibilizou alguns materiais utilizados nessa tarde, como tintas, pincéis, lixas, dentre outros materiais.
 Foi pintada a maioria dos pneus, os caixotes, lajotas para pequeno jardim externo e também a pintura em alguns potes, os quais servirão para plantio de flores (as quais também ganharão vida em garrafas PET customizadas). Também foi construída uma floreira de madeira. Ao fim da tarde de trabalhos pode ser observado diversos materiais prontos para uso no plantio das plantas, sendo que para esse foi destinado um outro momento, sendo novamente convidado os alunos para participação na atividade.























Plantio
Como pode ser observado nas imagens anteriores, alguns alunos(as) do Ensino Médio contribuíram para a confecção dos materiais, bem como auxiliaram na poda de árvores e na confecção de um canteiro central, que localiza-se no pátio da parte posterior da escola (como pode ser observado nas imagens a seguir).



Também foi restaurada a parte frontal da escola, como pode ser observada nas imagens a seguir:




 Dentre outros espaços da escola, como pode ser visualizado nas imagens abaixo:


























Atitudes como estas, em consonância com os(as) alunos(as) objetiva-se despertar nos(as) mesmos(as) a sensibilidade em perceber o meio como um local que é utilizado por um conjunto de indivíduos e que o mesmo pode ser, portanto, cuidado/preservado/restaurado. Assim, por meio do plantio, os(as) alunos(as) podem também habituarem-se com o cuidado de plantas em suas residências, bem como obter cuidado de plantas alheias. Além disso, despertar o anseio de preservação (de matas, florestas, riachos e outros ecossistemas naturais) a nível global.





Nenhum comentário:

Postar um comentário