quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Educação Ambiental: uma prática coletiva

Por: Charline Barbosa e Rafaela Pazinatto

O PIBID/Ciências Biológicas que realiza trabalho na Escola Estadual João Paulo II iniciou um Projeto de Educação Ambiental em meados do mês de Julho. As atividades que as pibidianas estão desenvolvendo envolvem, principalmente, os alunos Ensino Médio, no entanto, prevê-se a realização de outras atividades com o colégio como um todo. Além disso, vale enfatizar que apensar de ser um projeto desenvolvido pelas pibidianas do PIBID/Ciências Biológicas do referido Colégio, todos os professores estarão envolvidos na execução do projeto, uma vez que a Educação Ambiental permeia todas as áreas do conhecimento, não restringindo-se apenas à uma.
O objetivo deste Projeto de Educação Ambiental é fazer com que os alunos, conscientizem-se e compreendam a importância do Meio Ambiente na vida dela, uma vez que trata-se de um local em que realizam duas atividades diariamente. Além disso, espera-se, com a execução deste projeto, o desenvolvimento da (re)educação ambiental destes alunos diante das atitudes que estão tomando atualmente em seu dia a dia. Assim, para a realização deste projeto, serão utilizadas diferentes estratégias metodológicas a fim de que os alunos sentem-se atraídos a participar e discutir o que está sendo proposto. Além disso, estas estratégias têm por intenção atingir os objetivos esperados e descritos no projeto.
Para dar início à parte prática deste processo, já foi realizada a primeira atividade, a qual foi denominada “Registro fotográfico da minha escola” e contemplou todo o ambiente escolar (incluindo os alunos do Ensino Fundamental). No primeiro dia de aula nós, pibidianas, registramos o ambiente escolar no início da manhã e ao final da manhã. Assim, foram registradas as 'desordens' provocadas e deixadas naquele ambiente (salas de aula, carteiras e cadeiras, pátio da escola, livros, dicionários, lixeiros coletivos, quadra de esporte, pátio da escola, entre outros espaços do ambiente interno e externo). Também foi realizado o registro do lixo produzido nas salas de aulas, além de ser quantificado. Estes registros e as quantificações servirão para o momento de sensibilização e compreensão dos alunos (execução das atividades) quanto a necessidade de cuidar de um espaço em que eles permanecem quantidade significativa de tempo. Além de compreender que por a escola se tratar de um meio público e, portanto, ser patrimônio da humanidade, devem ser preservados os materiais que ali existem, a fim de serem utilizados por todos. Bem como, para que compreendam o impacto que se tem na geração de novos produtos, a qual desencadeará em mais utilização de matéria prima e mais consumo.
Durante a primeira semana após o retorno das férias, foram reveladas algumas das fotografias do registro escolar e, em seguida, foram expostas no "Mural da Bio" (Figura 1). Assim, houve a possibilidade de que os alunos já obtivessem um conhecimento prévio sobre a situação. Com isso, eles podem observar e perceber que a Educação Ambiental dá-se início em casa e, consequentemente repercutirá na escola, levando os conhecimentos por toda a vida.
Em seguida, estas fotas serão realizadas utilizadas durante a realização das atividades em sala de aula. Nesse sentido, vale mencionar que as práticas com os alunos serão realizadas durante o turno das aulas dos mesmos e serão utilizadas as aulas das outras disciplinas. Com isso, evidenciando a necessidade e a realização de um trabalho coletivo.

Figura 1: Mural de Biologia no Colégio Estadual João Paulo II.
Foto por: Rafaela Pazinatto.
Seguem alguns dos registros fotográficos:

  • Como você recebe sua escola:









  • Como você deixa sua escola:


















Nenhum comentário:

Postar um comentário