terça-feira, 1 de agosto de 2017

Durante o período de 2017.1 os bolsistas do PIBID de Biologia da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza - PR, desenvolveram diversas intervenções e atividades, como um projeto de debates a partir de videoclipes e músicas. O projeto dos videoclipes foi elaborado e desenvolvido por todos os bolsistas, em conjunto com o professor coordenador, a professora supervisora e equipe pedagógica do colégio. Além disso, o projeto dos videoclipes foi trabalhado em todas as salas, para alunos de 1º à 3º ano do Ensino Médio e dos cursos Técnico em Administração e Técnico em Informática, no Colégio Estadual Doze de Novembro, durante os turnos matutino e vespertino. A intenção do projeto era demonstrar aos alunos como as músicas são carregadas de conceitos, significados e conhecimentos, além de instigar os alunos a refletirem sobre temáticas de grande relevância social. Para isso foram debatidos os seguintes temas e videoclipes: • Tema “Sexualidade”, através do videoclipe da música “Break Free” da artista Ruby Rose. • Tema “Cultura do Estupro”, através do videoclipe e da letra da música “Tumbalatum” do Mc Kevinho. • Tema "Objetificação da mulher e Padrões de beleza", através da música "Pretty Hurts" da cantora Beyoncé. • Tema "Inclusão Social", através da música "Passarinhos" dos artistas Emicida e Vanessa da Mata. • Tema "Preconceito", através da música "Bruto Rustico e Sistematico" da dupla João Carreiro e Capataz. O projeto ocorreu da seguinte maneira: semanalmente dois ou três bolsistas eram os responsáveis pela aplicação dos vídeos e mediação dos debates, em uma sala de aula por vez. Inicialmente o videoclipe era reproduzido em uma televisão, e as letras das músicas eram entregues aos alunos. Após apresentar o videoclipe, iniciava-se a discussão sobre a temática da semana, e para isso eram realizadas perguntas aos alunos referentes ao vídeo ou a letra da música, e a partir das respostas que surgiam era realizada a discussão. A atividade possuía a duração de aproximadamente 20 à 30 minutos em cada sala, conforme retorno e a participação dos alunos, pois o debate era apenas mediado pelos bolsistas, na maior parte do tempo os alunos expressavam seus pensamentos e comentavam sobre os temas, e após os bolsistas complementavam as informações ou instigavam os alunos a refletirem sobre suas opiniões. Durante os debates percebeu-se que grande parte dos alunos já possuía conhecimento sobre as temáticas, entretanto as intervenções serviram para que eles pudessem ressignificar os conceitos que envolvem a temática. Ao final do projeto também foi aplicado um questionário sobre a influência e importância dos debates, e com a leitura das respostas dos alunos foi possível perceber que as intervenções foram relevantes e auxiliaram os alunos no aprimoramento e até mesmo modificação dos pensamentos dos alunos, auxiliando na diminuição de preconceitos e na reflexão de atitudes. Abaixo encontram-se algumas fotos do desenvolvimento do projeto.







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