No dia 01 de Novembro de 2017 os pibidianos realizaram uma intervenção sobre o conteúdo "Bactérias", com o 3º ano do Ensino Médio. Nesta intervenção os bolsistas iniciaram com uma conversa e explicação sobre o que são vírus, sua classificação, suas estruturas e funções, e reprodução. Após entregaram aos alunos imagens de vírus e massa de modelar, e dividiram os alunos em três grupos. Cada grupo confeccionou dois modelos didáticos de vírus com os materiais cedidos pelos bolsistas e explicaram os mesmos para toda a turma ao final.
terça-feira, 7 de novembro de 2017
sexta-feira, 27 de outubro de 2017
No dia 27 de Outubro de 2017 os bolsistas realizaram, para colégios e público visitante, a apresentação do PIBID de Ciências Biológicas e de algumas áreas da Biologia na semana do DIVERSA da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza. A mostra foi realizada no período da manhã e foram recebidos alunos e professores de colégios da cidade do campus e cidades vizinhas, além de também receber demais visitantes, já que a mesma era aberta ao público. Os conhecimentos da área da biologia que foram apresentados foram: Microbiologia, Parasitologia, Histologia, Genética e Citologia. Tal apresentação foi realizada em um laboratório da universidade e foram utilizados materiais cedidos pela mesma, para a realização de diferentes atividades, como a observação de culturas de fungos e bactérias e a análise de parasitas.
No dia 25 de Outubro de 2017 os pibidianos realizaram uma intervenção sobre o conteúdo "Vírus", com o 3º ano do Ensino Médio. Nesta intervenção os bolsistas iniciaram com uma conversa e explicação sobre o que são vírus, sua classificação, suas estruturas e funções, e reprodução. Após entregaram aos alunos imagens de vírus e massa de biscuit, e dividiram os alunos em três grupos. Cada grupo confeccionou dois modelos didáticos de vírus com os materiais cedidos pelos bolsistas e explicaram os mesmos para toda a turma ao final.
sexta-feira, 8 de setembro de 2017
Durante a manhã e a tarde do dia 05 de Setembro de 2017 os bolsistas do subprojeto de Ciências Biológicas do PIBID, desenvolveram no Colégio Estadual Doze de Novembro um dia de amostra dos conhecimentos do âmbito da biologia, em comemoração ao dia do Biólogo, 03 de Setembro. A amostra foi realizada no laboratório de Ciências do colégio e todas as turmas participaram, visitando a sala, conhecendo os materiais e compreendendo um pouco dos conhecimentos científicos que a Biologia engloba. Foram organizados quatro "estandes", com materiais disponibilizados pela UFFS - Campus Realeza, de diferentes conhecimentos, que foram: Botânica, Zoologia, Embriologia e Anatomia Humana. Abaixo encontram-se algumas fotos do dia.
quinta-feira, 31 de agosto de 2017
No dia 25 de Agosto de 2017 foi desenvolvida, pelas bolsistas Martha Menin e Caroline Somavilla, uma atividade prática no laboratório de Ciências com as turmas do 2º ano do Ensino Médio. A atividade foi baseada na observação de exemplares de parasitas e para isso as acadêmicas levaram amostras de Ascaris e Taenia, além de possibilitar que os alunos observassem nos microscópios lâminas permanentes de Trypanosoma e Schistosoma. Os alunos também viram vídeos dos dois primeiros exemplares ainda no corpo humano, tais vídeos foram encontrados no youtube e passados pelas acadêmicas nos grupos de alunos. As imagens abaixo demonstram um pouco da intervenção.
terça-feira, 1 de agosto de 2017
Outras atividades realizadas durante o semestre de 2017.1 foram os encontros semanais no Colégio Estadual Doze de Novembro com a presença dos bolsistas e da professora supervisora, e nestes foram tratados os seguintes temas: intervenções, planejamentos, debates sobre os conteúdos e questões sociais presentes no cotidiano dos alunos, através de pesquisa, leituras e estudos. Além de realizarmos na montagem do mural do PIBID de Biologia, organização do laboratório de Ciências e limpeza do aquário do colégio/PIBID de Biologia. Abaixo encontra-se primeiramente uma foto do grupo de bolsistas realizando pesquisas na biblioteca do colégio e a segunda foto é do momento da limpeza e organização do laboratório de Ciências.
Durante o período de 2017.1 os bolsistas do PIBID de Biologia da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza - PR, desenvolveram diversas intervenções e atividades, como um projeto de debates a partir de videoclipes e músicas. O projeto dos videoclipes foi elaborado e desenvolvido por todos os bolsistas, em conjunto com o professor coordenador, a professora supervisora e equipe pedagógica do colégio. Além disso, o projeto dos videoclipes foi trabalhado em todas as salas, para alunos de 1º à 3º ano do Ensino Médio e dos cursos Técnico em Administração e Técnico em Informática, no Colégio Estadual Doze de Novembro, durante os turnos matutino e vespertino. A intenção do projeto era demonstrar aos alunos como as músicas são carregadas de conceitos, significados e conhecimentos, além de instigar os alunos a refletirem sobre temáticas de grande relevância social. Para isso foram debatidos os seguintes temas e videoclipes: • Tema “Sexualidade”, através do videoclipe da música “Break Free” da artista Ruby Rose. • Tema “Cultura do Estupro”, através do videoclipe e da letra da música “Tumbalatum” do Mc Kevinho. • Tema "Objetificação da mulher e Padrões de beleza", através da música "Pretty Hurts" da cantora Beyoncé. • Tema "Inclusão Social", através da música "Passarinhos" dos artistas Emicida e Vanessa da Mata. • Tema "Preconceito", através da música "Bruto Rustico e Sistematico" da dupla João Carreiro e Capataz. O projeto ocorreu da seguinte maneira: semanalmente dois ou três bolsistas eram os responsáveis pela aplicação dos vídeos e mediação dos debates, em uma sala de aula por vez. Inicialmente o videoclipe era reproduzido em uma televisão, e as letras das músicas eram entregues aos alunos. Após apresentar o videoclipe, iniciava-se a discussão sobre a temática da semana, e para isso eram realizadas perguntas aos alunos referentes ao vídeo ou a letra da música, e a partir das respostas que surgiam era realizada a discussão. A atividade possuía a duração de aproximadamente 20 à 30 minutos em cada sala, conforme retorno e a participação dos alunos, pois o debate era apenas mediado pelos bolsistas, na maior parte do tempo os alunos expressavam seus pensamentos e comentavam sobre os temas, e após os bolsistas complementavam as informações ou instigavam os alunos a refletirem sobre suas opiniões. Durante os debates percebeu-se que grande parte dos alunos já possuía conhecimento sobre as temáticas, entretanto as intervenções serviram para que eles pudessem ressignificar os conceitos que envolvem a temática. Ao final do projeto também foi aplicado um questionário sobre a influência e importância dos debates, e com a leitura das respostas dos alunos foi possível perceber que as intervenções foram relevantes e auxiliaram os alunos no aprimoramento e até mesmo modificação dos pensamentos dos alunos, auxiliando na diminuição de preconceitos e na reflexão de atitudes. Abaixo encontram-se algumas fotos do desenvolvimento do projeto.
Assinar:
Postagens (Atom)