Jéssica Pauletti
Essa e outras
perguntas fizeram parte da primeira intervenção aplicada no primeiro ano do
ensino médio do PIBID/Biologia no Colégio Estadual João Paulo II. Conforme
combinado anteriormente com a professora Francieli, responsável pelas turmas e
disciplina da escola, o tema seria transporte de membrana.
A partir disso, buscou-se diferentes
bibliografia e formas de trabalhar com esse conteúdo. Depois das leituras e
entendimento, definiu-se que seriam enfocadas atividades que explicassem o
transporte passivo (difusão simples, facilitada e osmose) e o transporte ativo (“bomba”
de sódio/potássio).
Para facilitar/mediar a explicação,
pensou-se na realização de experimentos, além da confecção de material didático
(que ampliava a membrana plasmática e possibilitava trabalhar as formas de
transporte por ela). Lançou-se mão do uso de slides para a retomada de algumas
definições, uma vez que, mesmo a professora já tendo trabalhado o assunto é
válido relembrá-lo. Além de mostrar imagens e vídeos que complementaram as
colocações orais.
Mas e a pergunta do texto? Pois bem,
com pedaços de folha de alface e 3 copos de água conseguiu-se explicar o
processo de osmose, para tanto cada copo tinha uma especificidade (copo 1 –
água e uma colher de sal; copo 2 – água e uma pitada de sal; copo 3 só com
água). Com isso, explicou-se a conformação das células em relação ao meio.
As outras atividades também foram
nesse sentido, demonstração/explicação e quando finalizada essa etapa, em
dupla, eles receberam uma ficha avaliativa, com perguntas da aula. Os
resultados foram bons para uma primeira intervenção.
Sempre há questões para serem
melhoradas, mas tudo é aprendizado, e isso o PIBID/Biologia permite/fornece,
uma vez que temos a possibilidade de construir uma formação cada vez mais
qualificada com essas experiências e vivências na escola/sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário