terça-feira, 15 de abril de 2014

“Foi dada a largada...”

Por Charline Barbosa e Jéssica Pauletti

Está em desenvolvimento na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza/PR o Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), possuindo como um de seus subprojetos, o subprojeto Ciências Biológicas - Licenciatura. Este, trata-se de um programa de ensino vinculado ao colegiado do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
         Nesta edição, duas escolas do município de Realeza estão sendo atendidas: Colégio Estadual Doze de Novembro e Escola Estadual João Paulo II.
O PIBID/Ciências Biológicas conta com 1 coordenador docente, o professor Alexandre de Moura e conta também com 10 bolsistas (Andréia, Charline, Poliane, Rafaela, Jéssica, Tatiana, Mayza, Martha, Maurício e Andressa) e as supervisoras das escolas, a profª. Janice e a profª. Neusa. Os objetivos do projeto voltam-se ao incentivo na formação de professores para a Educação Básica, valorização do magistério, inserção no campo de trabalho durante da formação, contribuição na articulação teoria e prática, entre outras questões.
        Para tanto, algumas características são fundamentais para que tais objetivos possam ser alcançados, tais como estudo do contexto educacional, valorização do trabalho coletivo/ interdisciplinar, planejamentos e execuções de atividades nas escolas e na universidade, leituras e discussões de diferentes abordagens teóricas, entre outros pontos.
Até o momento diferentes atividades já foram realizadas: 
  • Explicação geral do projeto;
  • Orientações a respeito da entrada inicial nas escolas;
  • Discussões acerca do Projeto Político Pedagógico (PPP) – conceitos, ideias, finalidade;
  • Apresentação dos PPPs das escolas contempladas;
  • Observações do contexto escolar e das turmas;
  • Elaboração de um questionário para professores de Biologia da escola, alunos e equipe diretiva e pedagógica. 
  As próximas ações do PIBID/Ciências Biológicas - Licenciatura estão voltadas à aplicação e análise das respostas relativas ao questionário que será entregue aos/as alunos/as e professores do Ensino Médio da Educação Básica. Entre algumas perguntas, este questionário possui algumas voltadas à disciplina de Biologia. Com a aplicação deste questionário, além de futuramente poderem ser escritos trabalhos a respeito do assunto, haverá maior conhecimento dos/as pibidianos/as acerca da realidade da escola e dos/as alunos/as que ali frequentam. Também será necessário manter diálogo com os/as professores/as das escolas, e além disso, realizar as intervenções conforme o cronograma de aulas, na disciplina de Biologia.
        Os/as pibidianos/as envolvidos neste subprojeto mostram-se dispostos para contribuir nas várias ações educativas realizadas na e pela escola e, principalmente, proporcionar aos estudantes a compreensão da Biologia e como a mesma está inserida em sua vida, mais intimamente do que por vezes possam imaginar.
     Para maiores informações acerca das modalidades de bolsas disponibilizadas por meio do PIBID, como funcionam os recursos de custeio e capital e suas regulamentações, entre outros pontos, consulte o sítio da CAPES, clicando aqui.




Logo oficial da CAPES


Logo oficial do PIBID



Nenhum comentário:

Postar um comentário